Quinta da Alorna lança nova marca de vinho
05/11/2024A Quinta da Alorna Creations é a nova marca de vinhos da Quinta da Alorna que se distingue pela irreverência, qualidade superior e exclusividade do produto. A aposta da Quinta da Alorna concretiza-se após o investimento, em 2020, na Wine Creations, o centro de vinificação que alia a criatividade e inspiração ao conhecimento.
O investimento, que ascendeu aos 250.000€, materializa-se agora na comercialização de vinhos originais e únicos de edições limitadas, desenvolvidos e produzidos na Wine Creations, sob a direção de Martta Reis Simões, Diretora de enologia da propriedade de Almeirim.
O Amphorae 2023 é o primeiro lançamento da marca Quinta da Alorna Creations e já está disponível no mercado. Para venda estão 813 garrafas numeradas de um vinho que nasce numa ânfora de barro antiga do espólio da própria Quinta da Alorna. «A Quinta da Alorna Creations resulta da nossa ambição, da vontade de inovar e da capacidade de concretização de todas as equipas envolvidas. Estamos confiantes de que este primeiro lançamento nos permitirá chegar a um segmento de nicho e continuar a elevar o nome da Quinta da Alorna e dos vinhos do Tejo em Portugal e além-fronteiras», afirma Pedro Lufinha, Diretor-Geral da Quinta da Alorna.
A Quinta da Alorna apresenta o primeiro vinho da sua nova marca: Amphorae 2023. Irreverente, este vinho, que combina a ancestralidade ao conhecimento, resulta de uvas da areia em maceração pelicular que evoluíram no barro. Produzido a partir de castas Alvarinho e Fernão Pires, o Amphorae 2023 apresenta um aroma bem definido e transparente onde sobressaem simultaneamente os aromas puros de barro, argila e os aromas de laranja, pêssego e ervas aromáticas. A boca mostra-se carnuda e texturada, com uma acidez concisa e vibrante. No final surgem novamente as notas de barro refrescantes sobre fundo de fruto seco a persistirem na boca.
O vinho, que surge de uma ânfora antiga de barro guardada no antigo museu da Quinta da Alorna, beneficiou naturalmente das qualidades da ânfora de barro cru, transmitindo-se em mineralidade e genuinidade. «Amphorae 2023 marca o início e o reflexo deste projeto ambicioso através do trabalho percorrido até aqui onde a criatividade e dedicação pelo que nos inspira e move se cruza com o conhecimento», destaca Martta Reis Simões, Diretora de Enologia da Quinta da Alorna.