I Concurso Nacional Casta Castelão: Adega Palmela conquista Medalha “O Melhor Vinho Castelão”

09/12/2024

O vinho Vale de Touros Vinhas Velhas Reserva – DO Palmela Tinto 2019, da Adega Cooperativa de Palmela, foi distinguido com a Medalha ‘O Melhor Vinho Castelão’, no I Concurso Nacional da Casta Castelão. O Concurso decorreu em Palmela, e a Cerimónia de Entrega de Prémios realizou-se na Casa Mãe da Rota dos Vinhos. Na ocasião, foram ainda distinguidos nove vinhos com a Medalha de Ouro e 22 vinhos com a Medalha de Prata.

Em estreia no concelho, Luís Miguel Calha, Vereador do Turismo do Município de Palmela afirma que «o Concurso cumpriu o objetivo de valorizar cada vez mais a nossa casta Castelão e reafirmou Palmela como Terra Mãe de Vinhos, com os nossos produtores a mostrarem ao país a excelência do seu conhecimento e a capacidade de elaborar vinhos de imensa qualidade». De carácter único, o concurso foi destinado a produtores de vinho de todo o país com Casta 100% Castelão. O painel do júri testou 31 amostras, estando representadas as regiões vinícolas da Península de Setúbal, Alentejo, Tejo e Lisboa.

Inserida na Cerimónia de Entrega de Prémios, decorreu a apresentação pública do Manual de Elaboração de Cartas de Vinhos, no âmbito do projeto de cooperação liderado pela Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal ‘Enoturismo: Um Mosaico de Experiências’. Paralelamente, realizou-se uma Masterclass da Casta Castelão, na Biblioteca Municipal de Palmela, que contou com uma forte participação do público. A iniciativa, de participação gratuita, abordou a promoção da Casta Castelão, a identificação dos seus vários perfis e a Casta Castelão na região vitivinícola da Península de Setúbal e em Portugal, terminando com provas de vinhos Castelão.

Este evento decorreu em simultâneo com o XIX Concurso Nacional de Escanções, uma prestigiada iniciativa que teve como objetivo distinguir a/o Melhor Escanção de Portugal, desafiando as/os participantes a demonstrarem o seu conhecimento sobre vinhos, bebidas e serviço. Reuniu profissionais altamente qualificadas/os, que trabalham no serviço de vinhos em restaurantes, hotéis e estabelecimentos especializados.

Do programa, destacou-se o Concurso Nacional Fernando Ferramentas. As/os concorrentes (que trabalham em restaurantes, hotéis, garrafeiras e espaços de enoturismo), vindas/os de norte a sul de Portugal e, este ano pela primeira vez, dos Açores, foram selecionadas/os após a conclusão do Curso com o mesmo nome nas cidades por onde passou. No final, foram atribuídas medalhas de ouro, prata e bronze às/aos profissionais que mais se evidenciarem nas diferentes categorias. Estas iniciativas foram promovidas pela Associação dos Escanções de Portugal e pelo Município de Palmela, com o apoio da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e do Programa ‘Mecenas de Palmela’. A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal foram entidades parceiras.

Partilhar

Notícias Relacionadas

Fale connosco

Dou consentimento para a recolha e tratamento dos meus dados pessoais.

Pin It on Pinterest