Marquês de Borba: novas colheitas de um grande clássico do Alentejo chegam ao mercado
31/10/2023Para brindar à rentrée, o produtor João Portugal Ramos sugere as mais recentes colheitas de dois vinhos pertencentes a uma das suas marcas mais emblemáticas – o Marquês de Borba Colheita branco 2022 e o Marquês de Borba Colheita tinto 2021. A marca Marquês de Borba alia a tradição do Alentejo a uma enorme qualidade, presente desde a primeira colheita em 1997, tendo-se tornado ao longo dos anos, num símbolo incontornável da região e embaixador fora de portas dos vinhos do Alentejo. Hoje, está presente em mais de 40 países.
Proveniente das castas Arinto, Antão Vaz e Viognier, o Marquês de Borba Colheita branco 2022, contou com uma vindima manual, onde as uvas foram colhidas de manhã cedo, para pequenas caixas, com o objetivo de preservar a frescura, sendo depois arrefecidas numa câmara frigorífica antes de serem vinificadas. A fermentação decorreu em cubas de inox com controle de temperatura. De cor citrina aberta, no aroma sobressaem também notas citrinas com um ligeiro mineral. Na boca, apresenta uma boa estrutura com acidez bem marcada e casada, sendo o seu final longo. No que toca às sugestões de harmonização, este branco pode ser servido como aperitivo ou para acompanhar pratos de peixe, vegetarianos, ovos e saladas.
Já o Marquês de Borba Colheita tinto 2021 resulta de um blend das castas Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Petit Verdot e Merlot. Com uma vindima manual e mecânica, no seu processo de vinificação, as uvas foram desengaçadas, esmagadas e arrefecidas. Após uma maceração pré-fermentativa, uma parte das uvas foi fermentada em lagares de mármore e as restantes em cubas de inox com controle de temperatura. Já o estágio decorreu durante seis meses em meias pipas de carvalho francês e americano, de segundo e terceiro ano. No copo, apresenta uma excelente concentração aromática. Mostra-se um tinto intenso de fruta, com aromas de amoras, cassis e compotas. Os seus taninos são suaves e tem um bom equilíbrio entre fruta, acidez e taninos.
Da icónica linha de vinhos fazem ainda parte as referências Marquês de Borba Vinhas Velhas Tinto, Marquês de Borba Vinhas Velhas Branco, Marquês de Borba Espumante Rosé, Marquês de Borba Late Harvest e, por fim, Marquês de Borba Reserva.
Já disponível no mercado, a dupla de vinhos está à venda em garrafeiras especializadas de Norte a Sul do país e no canal Horeca. Está à venda em todo o lado, inclusive supermercados de norte a sul.